quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Dia em que a Terra Parou

Entra em cartaz a refilmagem de O Dia em que a Terra Parou, originalmente de 1951. Na nova versão o alienígena Klaatu traz a mensagem de que a humanidade está matando o planeta, porém a mudança do camportamento humano não é a principal solução.

O tema não é original, e não pelo fato de tratar-se de uma refilmagem. No original de 1951 o alienígena Klaatu, que vem a Terra, traz o aviso sobre a iminência da destruição nuclear. Agora, interpretado por Keanu Reeves, a mensagem é de que a humanidade está acabando com o planeta Terra. Porém juntamente com ele vem uma ameaça. A continuação da existência humana.
O filme tenta passar uma mensagem sobre a crise ecológica, a mesma de muitos filmes anteriores e a de outros que já têm previsão de lançamento, porém os argumentos em que o filme se sustenta é que são o ponto. Não o ponto alto mas sim o fraco. Pouco se precisa para que o "lado bom" da humanidade seja descoberto pelo alienígena determinado.
Mesmo com seu clima de ficção científica bem trabalhado e com seus caros e caprichados efeitos especiais o filme deixa a desejar. (O vídeo promocional que circulou pela internet, e que mostra inclusive o Brasil sendo atacado, foi muito mais emocionante). Com essa historinha, nem mesmo a bela cientista Helen Benson (Jennifer Conelly) poderia convencer tanto quanto se tenta demonstar sobre a descoberta nada complexa de Klaatu.
Dentre os filmes do gênero, mesmo com seu objetivo ecologicamente correto esse está longe do topo da lista. Sem falar que o trabalho de se fazer uma refilmagem inquestionável é árduo e, infelizmente, O Dia em que a Terra Parou não pode servir de exemplo.


Por A.L

1 comentários:

Lica disse...

O que dizer deste filme?? Faço de suas palavras as minhas. História fraca e repetitiva de um lado, efeitos visuais e atores consagrados de outro. Com toda a certeza não é o melhor filme sobre o tema. O assunto aliás, continua com fôlego em Hollywood. Os roteiristas não se cansam de contar histórias sobre a devastação do nosso planeta por nossas mãos. Infelizmente os alertas contidos nesses filmes, não são fortes o suficiente para impulsionar a população a fazer algo para salvar o planeta. Como disse o vovô japônes-chinês-coreano, nós sabemos o que vai acontecer conosco, mas não fazemos nada para mudar.
Nota 5 para o filme. 10 para a mensagem.

6 de fevereiro de 2009 às 09:43

Postar um comentário